São Paulo, quarta, 9 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONEXÃO

Conheça novos acessos à Internet

THIAGO STIVALETTI
da Redação

O internauta começa a ganhar novas opções para entrar na Internet. Em vez do convencional modem e linha telefônica, entram em cena cabo usado por operadoras de TV paga, ondas de rádio e microondas.
Operadoras como Net e TVA investem em projetos que possibilitarão ao assinante de canais pagos acionar a Internet usando a mesma tecnologia da TV paga.
Falta, porém, o aval do governo para que essas novas formas de conexão entrem de vez no mercado.
Os preços do novo acesso não são muito maiores que os dos provedores comuns. Vale lembrar que o micro continua sendo indispensável para entrar na rede mundial.
Um exemplo: o usuário que tem em casa assinatura de TV paga e assinatura com um provedor de acesso vai poder dispensar o segundo serviço e ficar somente com o primeiro, pagando uma taxa extra por acesso ilimitado -além do serviço de canais pagos.
Outra vantagem: a velocidade pode ser 800 vezes maior do que a do modem de 33,6 mil bps.

Em teste
No último dia 1º de outubro, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) publicou no "Diário Oficial" uma resolução submetendo a proposta do novo serviço à consulta pública.
O resultado da consulta ainda não foi divulgado, mas a idéia da Anatel é liberar o serviço por um período de testes de seis meses. A agência evita falar sobre o assunto, mas promete a regulamentação definitiva para a segunda quinzena deste mês.
Em São Paulo, a TVA realiza testes em cerca de 30 lares da região metropolitana.
Em Brasília, a TV Filme investiu R$ 3,5 milhões em um sistema que utiliza modem de cabo, conhecido como cable modem. Nesse caso, o micro do internauta tem uma linha telefônica acoplada ao modem de cabo.
Ao digitar um endereço de uma home page, os dados passam pela linha telefônica. A recepção desses dados, no entanto, vem diretamente pelo cabo, sem passar pela linha telefônica.
Essa tecnologia é a MMDS, sistema que utiliza microantenas e cabo para a transmissão de dados.
Os EUA respondem por 79% dos modems de cabo em todo o mundo. Houve um crescimento de 130% em dois anos. Neste ano, foram instalados 492 mil modems de cabo no país, contra 214 mil em 97.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.