São Paulo, quarta-feira, 15 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ameaça na rede é de assustar

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Invasores de PCs, vírus, keyloggers, phishing scam, assédio sexual, pedofilia, roubo de identidade, pirataria, estelionato virtual -a lista de ameaças que podem vir da internet é de dar medo.
No final de maio, a polícia de São Paulo prendeu uma quadrilha que prometia empréstimos a juros baixos para empresários. Como parte do golpe, o grupo criou na web um banco fictício para que as vítimas acompanhassem a remessa do dinheiro.
Programas chamados keyloggers, fartamente disponíveis na internet, são usados para gravar tudo o que é digitado no PC.
Outro truque é o phishing scam. Nele, o hacker engana a vítima com um site falso, semelhante ao do banco no qual é correntista, para roubar suas senhas.
De acordo com relatório do Internet Crime Complaint Center, órgão ligado ao FBI, os internautas americanos registraram 207 mil queixas em 2004. O número é 64% maior que o de 2003.
As fraudes em leilões virtuais responderam por 71% das queixas. Pelo menos 15% das vítimas reclamaram de encomendas não entregues. Para 5,4% dos queixosos, o problema foram as operações fraudulentas com cartões de débito e de crédito.
O FBI estima que a soma de todos os valores desviados em 2004 alcance US$ 68,14 milhões. Só com o golpe da Nigéria, em que a vítima é convidada a pagar uma taxa para participar de esquemas de lavagem de dinheiro, o desfalque médio foi de US$ 3.000.


Texto Anterior: Brincadeira pode revelar temor verídico
Próximo Texto: Diversão: No micro, GTA: San Andreas tem visual e som de melhor qualidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.