São Paulo, quarta-feira, 16 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projetos originam enciclopédias

DA REPORTAGEM LOCAL

A mais famosa enciclopédia virtual, a Wikipedia (www.wikipedia.org), poderá ganhar versões impressa e em CD-ROM. Seu fundador, Jimmy Wales, disse que os novos formatos ampliarão a consulta à enciclopédia aos locais que não dispõem de conexão à internet, como regiões da África.
Iniciada em 2001, a publicação recentemente ultrapassou a soma de 2 milhões de artigos, escritos em 25 línguas e produzidos voluntariamente por internautas de todo o mundo -estima-se que mais de 350 mil pessoas tenham colaborado com o projeto.
A Wikipedia é o mais famoso rebento da Wikimedia Foundation (www.wikimedia.org), cuja missão é encontrar maneiras gratuitas de disseminar o conhecimento. Outra vertente da fundação é o Wikibooks, de livros digitais gratuitos, cujo endereço em português é pt.wikibooks.org.

Especialistas
Com estréia prevista para este mês, a enciclopédia Squidoo, em versão de teste em www.squidoo.com, promete reunir artigos de especialistas de várias áreas, a fim de fornecer conteúdos mais aprofundados e de estimular a discussão de temas entre os internautas por meio de fóruns.
A tradicional Britannica (www.britannica.com) pode ser consultada via internet, enquanto o site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br) tem enciclopédias de arte visual, de poesia e de teatro. (MB)


Texto Anterior: Editoras discutem a digitalização
Próximo Texto: Jornais e HQs migram para a rede
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.