São Paulo, quarta-feira, 16 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eleitos os dez maiores momentos da internet

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Anualmente a Academia Internacional de Artes e Ciências Digitais (www.iadas.net) elege os sites mais importantes com o Webby Awards. Neste ano, além do prêmio que ficou conhecido como o "Oscar da internet", a instituição também resolveu enumerar os dez principais acontecimentos da rede. O resultado foi a lista 10 web moments that changed the world (www.webbyawards.com/press/webby_top_10.php).
Como evento mais importante, foi escolhido o período de crescimento e de estouro da bolha da internet. O segundo colocado na lista é menos famoso, mas causou muita repercussão: trata-se do furo jornalístico do blog Drudge Report (www.drudgereport.com), que, em 1998, descobriu o caso entre o então presidente dos EUA Bill Clinton e Monica Lewinsky.
A edição da revista "Time" que, em 1999, elegeu Jeff Bezos, da loja virtual Amazon.com, o homem do ano, foi considerada o terceiro maior evento.
Também foram destaque os movimentos coletivos que usaram a internet para angariar fundos ou expressar opiniões. Na ordem, as eleições presidenciais de 2004, os atentados de 11 de Setembro de 2001 e maremotos da Ásia, de 2005, ficaram em quarto, quinto e sexto lugar, respectivamente.
Completam a lista o encerramento da rede de troca de arquivo Napster, em sétimo, a cobertura dos shows beneficentes do Live8, em oitavo, e o aumento da popularidade dos sites de namoro, em nono. Como décimo momento, foi eleita a cura da Sars, em 2003. Segundo a instituição, pesquisadores de 14 países usaram a rede para derrotar o vírus em cerca de um mês. (JB)


Texto Anterior: Política Reunião da ONU discute controle sobre a internet
Próximo Texto: Arte digital: Filme feito de game tem dia de Oscar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.