São Paulo, quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palavra vem do hindu e inspira obra 3D

DA REPORTAGEM LOCAL

O boneco controlado pelo usuário, no Second Life, é chamado de avatar. No hinduísmo, avatar é uma encarnação na Terra de uma entidade superior. No mundo virtual, essa entidade é você. E nem faltam os poderes: o personagem voa, cria coisas e é indestrutível. O físico é alterável -a criação pode ser desde um coelho até um robô extraterrestre.
Cada pessoa pode ter um único avatar gratuito no mundo produzido pela Linden -escolha com cuidado o nome, portanto. A empresa pode checar a identidade por trás de um avatar, pedindo um dado de identificação real. A Linden também abre a possibilidade de permitir um segundo, pago.

No cinema
Para 2009, está programada a megaprodução cinematográfica "Avatar". Dirigida por James Cameron, a obra vai ser em 3D -Cameron, que dirigiu "Titanic" (1997), participou do desenvolvimento da tecnologia- e tem custo estimado em US$ 200 milhões. No filme, um fuzileiro naval paraplégico tenta colonizar um outro planeta -utilizando, para isso, um avatar. (GVB)


Texto Anterior: Internet: Avatar poderá cruzar fronteiras virtuais
Próximo Texto: Feira mostra tecnologia para idosos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.