São Paulo, Quarta-feira, 23 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que é preciso para transmitir ao vivo

da Reportagem Local

O cantor dá o tom, os músicos acompanham o acorde. Enquanto o show acontece no palco e a platéia acompanha o ritmo, computadores e câmeras de TV fazem o trabalho.
Isso para que milhares de pessoas possam acompanhar o show de várias partes do mundo. Pela Internet.
Em alguns shows, são usadas de uma a três câmeras de TV. Uma delas precisa estar acoplada a um computador com dois cabos, um para o áudio e outro para o vídeo.
O micro tem um programa, o encoder, que transforma o sinal analógico em digital no padrão para reprodução de áudio e vídeo.
No encoder são definidas a qualidade e a largura da banda. Os encoders mais modernos permitem que sejam feitas até quatro larguras de banda diferentes simultaneamente.
A largura mínima é de 20 Kbits (geralmente para o internauta que tem modem de 28,8 mil bps).
O microcomputador que recebe os sinais das câmeras de vídeo precisa estar conectado a uma linha telefônica privada (LP).
Essa linha conecta-se do show ao provedor de Internet. Se quiser, podem ser passadas três imagens de 20 Kbits (uma de cada câmera, caso haja três câmeras) em uma linha privada de 64 Kbits, por exemplo.
O provedor de acesso usa um programa servidor ("RealPlayer" ou "Media Player"), que oferece a largura de banda para os internautas entrarem simultaneamente.
Ao escolher cem licenças do programa, cem pessoas vêem ao mesmo tempo. Para dar um exemplo, 5.000 pessoas assistiram ao show "As Cidades", de Chico Buarque, pela rede.


Texto Anterior: Internauta pode criar rádio de graça por 1 mês
Próximo Texto: Entretenimento: Veja como participar da Copa América Virtual
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.