São Paulo, quarta-feira, 25 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RENOVE SUA CASA
Internet traz softwares que transformam planta baixa em casa tridimensional e permitem mudar cor, revestimentos e mobília
Rede ajuda a planejar reforma doméstica

Divulgação
Imagem da casa projetada com o "Arcon", com uma paisagem ao fundo. Basta selecionar uma cor ou textura e arrastá-la para a parede ou para o telhado, por exemplo


FRANCISCO MADUREIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Enfrentar a loucura de reformar ou construir uma casa pode ser mais fácil com a ajuda do computador. Sites e programas simples dão dicas e permitem desenhar a casa de seus sonhos com apenas alguns cliques.
É o caso do "Design Your Own Home - 3D Walkaround". Ele ajuda a trazer das idéias para a "realidade" o projeto de sua casa.
Basta desenhar a planta baixa da casa e arrastar a mobília para dentro dela. O soft se encarrega de erguer a edificação e o convida para um passeio virtual em três dimensões por seus cômodos.
Pela planta baixa, também é possível mudar a cor das paredes, a madeira da mesa e até o estofamento. Depois, basta voltar para o modo 3D e continuar o passeio -é só pressionar o botão esquerdo do mouse e movimentar a mão para andar pela casa.
Se você entende um pouco de desenho técnico, pode gostar do "CadStd Lite", programa no estilo do "AutoCAD", só que gratuito e mais simples. Com ele, você pode desenhar uma planta de maneira profissional, com as medidas das paredes e linhas de diversas espessuras. Esses recursos conferem maior precisão ao desenho.
Com recursos mais poderosos, o "Arcon" tem uma biblioteca considerável com diversos pisos, mobílias, papéis de parede e até telhados. Basta arrastar a cor até a parede que você deseja, mesmo dentro da visualização 3D.
Semelhante ao "Arcon", o soft "Arquinauta" gera imagens 3D com sombras, transparências e reflexos. O editor de animação o leva a um passeio virtual.
Esses programas são recomendados para profissionais. Trazem recursos úteis para quem estuda ou trabalha com projetos -permitem fazer cortes na estrutura da casa, por exemplo.
O "Visio Technical Edition", da Microsoft, leva vantagem por ter interface semelhante a de programas como o "Word" e o "Excel", por exemplo. Isso ajuda a quem não entende muito de desenho. Mas nem por isso há escassez de recursos -o leigo tem facilidade com as bibliotecas de linhas, e o profissional pode tirar vantagem das representações técnicas.
Outro programa que ajuda a desenhar plantas é o "Fast Plans". Com ele, você encaixa os cômodos dentro de um espaço reservado para a casa. Depois, é só adicionar portas, janelas e outros itens.
Para quem quer ter uma idéia da quantidade de tinta necessária para pintar uma casa, o "HandyMan Paint Project Estimator" pode dar uma mão. Ele faz o cálculo em relação à metragem da parede e das janelas, por exemplo.



Texto Anterior: Brasileiro "Outlive" exige habilidade estratégica
Próximo Texto: Arquiteto deve acompanhar obra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.