São Paulo, quarta-feira, 27 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apple traz comando de voz

DA REPORTAGEM LOCAL

Os micros Macintosh estão prontos para receber ordens de seus donos.
As versões 9 e X do sistema operacional "Mac OS" aceitam comandos de voz em inglês para fazer a máquina executar tarefas simples. O micro obedece a cerca de 30 ordens, entre elas, "Minimize window", para minimizar janelas, "Quit this application", para encerrar programas, e "Open my browser", para abrir o navegador.
Para fazer com que o Mac ouça, vá ao menu que traz o ícone da maçã, clique em System Preferences e escolha o ícone Speech.
Feito isso, a tela do micro ganha uma janela pequena, em formato oval, que serve para acessar a lista de comandos sem ter de voltar à janela do Speech.
Então, basta clicar na parte inferior dessa janela e escolher uma ordem na lista que aparece. Enquanto você fala, deve manter o botão Esc pressionado.
O "Windows" também aceita comandos de voz. Mas, para isso, precisa de algum software de reconhecimento de fala instalado, como o "Via Voice Pro", que é compatível com versões em português do sistema operacional. Com ele, basta ditar comandos como "Iniciar programa "Word'" para que ele execute tarefas.

De texto para voz
Além de reconhecer comandos, o Mac lê textos em inglês (a função é acessível pelo ícone Speech). Se você quiser um leitor mais simpático, passe em www.etonsoft.com e baixe o "ActiveWeb- Speech" (7,43 Mbytes). Com ele, um pequeno gênio dita para você o conteúdo de sites.


Texto Anterior: Veja como o soft reconhece a voz do usuário
Próximo Texto: Celulares lêem mensagens
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.