São Paulo, quarta-feira, 27 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja diferenças entre principais tipos de conexão

DA REPORTAGEM LOCAL

Há várias tecnologias para o acesso de banda larga, mas, no Brasil, as principais são duas: ADSL e cable modem. A primeira (Asymmetric Digital Subscriber Line) usa uma linha telefônica comum, mas adota uma técnica que permite transmitir dados mais rapidamente.
A ADSL, que geralmente é fornecida por operadoras de telefonia, tem uma vantagem e duas desvantagens. Como cada usuário tem sua própria linha, a conexão fica menos sujeita a congestionamentos. Por outro lado, a taxa de upload -envio de dados para a internet- é sempre menor do que a de download (daí a palavra "assimétrica" no nome da tecnologia) e é preciso morar relativamente perto, a até quatro quilômetros, de uma central telefônica (estando mais longe, a conexão é prejudicada por interferência).
A outra principal tecnologia é a cable modem, que usa a rede de TV a cabo. O problema dela é que, na maioria dos casos, é preciso ser assinante de TV paga, o que representa um gasto adicional (o serviço Ajato é uma exceção a essa regra), e a velocidade tende a ser compartilhada. Isso significa que, se vários vizinhos estiverem fazendo muitos downloads de arquivos ao mesmo tempo, pode haver um congestionamento na rede. (BG)


Texto Anterior: Internet veloz: Rede acadêmica bate recorde de rapidez
Próximo Texto: Tecnologias sem fios são mais lentas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.