São Paulo, quarta-feira, 29 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PORTA ARROMBADA

Confira guia para evitar ataques e contaminação do micro; troque programas padrão por similares

Faça ajustes e instale softs para se proteger

DA REPORTAGEM LOCAL

Se você configurar corretamente o Windows e instalar os programas necessários, a probabilidade de que o seu PC sucumba a vírus e ataques de hackers cairá. Mesmo assim, vale começar fazendo uma cópia de segurança (backup) dos seus documentos mais importantes -caso no futuro surja uma praga incontrolável, você poderá recuperar os dados perdidos.
O ideal é copiar os arquivos para um CD gravável. O micro precisa ter gravador (uma opção é o BenQ 5232W, que custa R$ 169 em www.submarino.com.br).
O próximo passo é configurar o firewall -programa que evita o ataque de alguns tipos de vírus e dificulta a invasão por hackers.
O Windows XP já tem firewall embutido. Para ativá-lo, clique em Iniciar, Configurações e Conexões de rede, clique com o botão direito do mouse no ícone da sua conexão (identificada pelo nome do provedor ou, no caso de micros com banda larga, pelo termo Conexão local) e selecione Propriedades. Na tela exibida, clique em Avançado e marque o item Proteger o computador.
Quem usa outra versão do Windows deve instalar o programa ZoneAlarm, que é gratuito (www.download.com).

Brechas e vírus
Conecte-se à internet e acesse o site windowsupdate.microsoft. com. Essa página distribui todas as atualizações de segurança para o Windows, que não são poucas -num micro com Windows XP que nunca foi atualizado, o tamanho dos arquivos supera, facilmente, 100 Mbytes (o equivalente a pelo menos cinco horas de download via conexão comum).
Algumas das atualizações só aparecem depois que você instalou suas precursoras, ou seja, é preciso acessar o site várias vezes para obter todos os consertos. As correções não são perfeitas, mas são recomendáveis.
Depois do firewall e das atualizações, o principal defensor da segurança é o antivírus. Se você não tem um software do gênero, experimente o AVG, que é gratuito (www.grisoft.com).
Após instalar o programa, clique em Update Manager e Update Now! para obter as últimas vacinas contra vírus. Faça a atualização das vacinas ao menos uma vez por semana.
Outro programa importante é o Ad-Aware (www.lavasoftusa.com), que procura e elimina componentes parasitas que podem estar escondidos no micro. Ele é gratuito e muito fácil de usar, mas esteja atento a um detalhe: sua ação pode interferir com outros softwares, como o KaZaA.
Se você enfrentar problemas após usar o Ad-Aware, clique em Open quarantine-list, selecione o primeiro ícone exibido e clique em Restore. Ele também precisa ser atualizado periodicamente (clique em Check for updates).

Programas
Não use o navegador Internet Explorer, que é muito inseguro. Troque-o pelo Opera (www.opera.com) ou pelo Firefox (www.mozilla.org/products/firefox), que são gratuitos. Como usa componentes do Explorer, o programa de e-mail Outlook Express também é vulnerável. O ideal é trocá-lo pelo Thunderbird (www.mozilla.org/products/thunderbird), mas, se você não quer fazer isso, ao menos configure o Outlook. Clique em Ferramentas, Opções e Segurança e certifique-se de que os itens Zona de sites seguros e Bloquear imagens estejam assinalados. (BG)


Texto Anterior: Número de pragas digitais atinge 100 mil
Próximo Texto: Spyware gera dilema publicitário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.