São Paulo, quarta-feira, 30 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Imitações de seres vivos estão quase perfeitas

DA REDAÇÃO

Na chegada, os visitantes da Aichi Expo 2005 (www-2.expo2005.or.jp/en) não percebiam nada de anormal. Os que não sabiam por onde começar se dirigiam até uma moça que os recepcionava. Só ao se aproximarem dela, percebiam que a exposição havia começado logo na porta de entrada.
As boas-vindas eram oferecidas por Actroid, um robô com feições idênticas às de uma mulher. Mesmo os estrangeiros encontravam poucas dificuldades, já que a hostess falava em quatro idiomas -japonês, inglês, chinês e coreano.
Alguns visitantes mais abusados até arriscaram cantadas. Em resposta, receberam um "X" feito com as mãos.
Actroid, fabricada em parceria pela Kokoro Corporation (www.kokoro-dreams.co.jp) e pela Advanced Media (www.advanced-media.co.jp), é um exemplo de robô-humanóide, que imita o corpo humano.
Ao contrário de Actroid,no entanto, a maioria ainda é formada por modelos que lembram roupas de astronauta.
Os que têm feições humanas conquistam a simpatia das pessoas facilmente: "São realmente empolgantes. As pessoas gostam deles imediatamente", afirmou à revista científica "New Scientist" o visitante Richard Walker, um inglês que trabalha construindo braços mecânicos para uma companhia londrina.
Um dos humanóides mais famosos da atualidade é Asimo, da Honda (world.honda.com/ASIMO), um robô que anda sobre duas pernas e tem a capacidade de seguir um caminho fazendo curvas e distribuir apertos de mão.
O HRP-2, da Kawada (www.kawada.co.jp/ams/hrp-2/index_e.html), é mais artístico. Ao lado de uma bailarina caracterizada como gueixa, ele apresentou na Universidade de Tóquio, em janeiro, uma dança típica do Japão. Os movimentos estavam pré-gravados em sua memória.
Mas não há apenas robôs que imitam movimentos e formas de seres humanos. Os visitantes da Aichi Expo 2005 também viram réplicas perfeitas (exceto pelo tamanho reduzido) de dinossauros. Isso, nem Steven Spielberg fez.


Texto Anterior: Trabalhador biônico substitui humano
Próximo Texto: Operário mecânico limpa a casa e toca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.