São Paulo, Quarta-feira, 31 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mundo obscuro se fortalece na Internet

da Reportagem Local

Quem gosta de cultura de inspiração sombria tem boas opções de sites nacionais. Existem na rede projetos artísticos, rádios virtuais, fanzines, fã-clubes, lojas e outros recursos on line. A Internet deu força à corrente estética dark-gótica, que ganhou um importante espaço de divulgação.
É possível visitar sites literários, como o Another Whisper In The Dark (http://hplovecraft.freeservers.com/indexbr.html), dedicado ao escritor H.P. Lovecraft (autor do livro "Chamado de Cuthulu", considerado um clássico da literatura de terror), ou a página de poesia Carus Ara (www.geocities.com/Paris/Cafe/1389/), com obras escritas por autores nacionais.
O internauta pode ouvir música em sites como o Catedral (www.angelfire.com/ct/catedral), que tem mais de 200 arquivos sonoros nos formatos "Midi" e "RealPlayer", além de versões "RealPlayer" dos filmes "Nosferatu" e "O Gabinete do Dr. Caligari". Bandas góticas brasileiras também estão na rede, como a Chants of Maledicta (home.sol.no/tbwelde/index.html) e a Elegia (www.crisscross.com/users/elegia).
Para quem quer saber mais sobre a relação que existe entre arte e morte, há o site "Existe Arte Após a Morte?" (www.geocities.com/SoHo/9210/deadart.html). Lá é analisada a influência da morte nos diversos tipos de arte ao longo dos séculos.
Para comprar CDs e vídeos, também há opções on line: algumas lojas brasileiras especializadas possuem páginas na Internet. A Essence Music (dedicada à música de influência medieval, em http://members.xoom.com/essencemusic) e a Lullaby (www.lullaby.com.br) aceitam pedidos por e-mail. A Soulshadow (www.angelfire.com/ct/soulshadow) tem formulário on line para compras, além de permitir ao cliente ouvir em "RealPlayer" trechos de vários CDs. (GC)



Texto Anterior: Conheça o lado dark da Internet
Próximo Texto: Góticos se reúnem na rede
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.