São Paulo, Segunda-feira, 10 de Julho de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PASSIVO E ATIVO

As estratégias de investimentos são diferentes Os fundos de ações passivos seguem um "benchmark" (referencial de rentabilidade).
Eles costumam acompanhar as oscilações do Ibovespa, que é a carteira teórica da Bolsa paulista composta por 52 papéis.
Existem fundos que seguem outros "benchmarks", como o IBX (Índice Brasil), que reúne as cem ações mais líquidas da Bolsa. Esses fundos têm o dever de acompanhar a meta estabelecida com o menor descolamento possível.
Eles tendem a ter uma taxa de administração mais baixa quando comparada com a taxa de um fundo ativo.
A diferença só existe porque no fundo passivo é menor o trabalho do administrador de recursos, que tem de acompanhar a carteira para potencializar a rentabilidade ou diminuir a perda do fundo.
Os fundos de gestão ativa não têm compromisso com um "benchmark". Embora eles não tenham como política acompanhar um referencial, os gestores costumam se pautar por algum índice, como o Ibovespa, e tentar superá-lo.
Nesse caso, o investidor pode cobrar resultados do fundo e saber o que o administrador faz para proteger a carteira das oscilações do mercado acionário, por exemplo.


Texto Anterior: Ibovespa ganha mais liquidez
Próximo Texto: Fraudes: Fuja dessas operações fraudulentas do mercado
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.