São Paulo, segunda-feira, 12 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como operar

Para operar por meio do "home broker", o investidor deve se cadastrar em uma corretora de valores credenciada pela Bovespa. A relação de corretoras pode ser obtida no site www.bovespa.com.br.
Antes de optar por uma corretora, verifique sua política de preços de corretagem e custódia. Os custos variam bastante entre as instituições e podem comprometer o lucro das suas operações.
Além de custos com corretagem e custódia, o investidor deve se programar para pagar uma taxa para a Bovespa de 0,035% sobre o volume negociado, 10% de alíquota de Imposto de Renda sobre o lucro (se, no mês, o montante vendido for inferior a R$ 4.143,50, a operação é isenta de IR), 0,30% de CPMF.
O cadastramento nas corretoras costuma ser rápido. De modo geral, basta preencher uma ficha via Internet e enviar, por correio ou fax, cópias da identidade, do CPF, de um comprovante de residência e do contrato com a corretora assinado.
Algumas corretoras determinam o banco onde o cliente deve ter conta; outras trabalham com sistema de "doc": basta transferir o dinheiro para a conta da corretora.
A operacionalização é simples. Os sites costumam ter campos definidos de compra e venda. É preciso apenas preenchê-los com o nome da ação, quantidade, preço, prazo de validade etc. Nem todas as ordens são cumpridas. É preciso ter uma outra ponta disposta a fechar o negócio.
Evite comprar quantidades inferiores ao lote mínimo padrão estabelecido para a ação. Quantidades fora do padrão são negociadas no mercado fracionário, cuja liquidez costuma ser menor.
Operar é fácil. Difícil é escolher a melhor ação e o momento certo de entrar e sair da Bolsa. Leia os noticiários econômicos, acompanhe as dicas dos sites da corretoras e portais financeiros, participe de simulados e fóruns pela Internet etc.
Cuidado ao receber uma dica. Por trás pode existir alguém querendo se desfazer de um "mico".


Fonte: Bovespa e corretoras

Texto Anterior: Ações: Crescem operações via "home broker"
Próximo Texto: Diversificação: Multicarteira rende o dobro do DI e atrai investidor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.