São Paulo, Segunda-feira, 26 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça os planos resgatáveis em vida

da Redação

Há apólices de seguro que são resgatáveis em vida. Se o segurado morrer antes de a apólice vencer, a pessoa que ele tiver indicado como beneficiário receberá o valor segurado.
Informe-se muito bem antes de decidir comprar uma dessas apólices. As contribuições, nesses casos, são bem maiores, puxadas também pela cobrança de IOF, de 7%, que encarece o produto.
A Icatu Hartford é uma das seguradoras que oferece um produto nesses moldes. Se você está na faixa dos 45 anos, por exemplo, e faz um seguro de R$ 100 mil por dez anos, receberá, ao final do período contratado, R$ 100 mil corrigidos pela inflação.
Mas esse valor equivale a apenas 60% do total de suas contribuições mensais; os 40% restantes cobrem o risco de morte e os custos de administração do plano.
Se a seguradora conseguir aplicar bem o seu dinheiro, o valor a resgatar pode encorpar. Da taxa que exceder o IGP-M mais 6% ao ano, remuneração garantida, o segurado recebe 50%.
A partir do segundo semestre, a AGF passará a administrar um seguro também resgatável em vida. O produto já existia, mas foi reformulado, por causa da política do governo de redução nas taxas de juro.
Antes, ele garantia ao segurado o repasse de 70% sobre o que excedia o IGP-M mais 6%; passará a garantir 90%, só que sobre o que exceder o IGP-M mais 3,5%.
No plano desenhado pela Sul América, o percentual aplicado sobre os valores pagos, para efeito de cálculo do valor a ser resgatado, aumenta de acordo com a duração do contrato. Uma pessoa que tenha comprado a apólice por 40 anos, por exemplo, receberá 62% da soma das contribuições, se fizer o resgate após o pagamento de 12 mensalidades, ou 86%, no caso de fazê-lo depois de contribuir durante 276 meses.


Texto Anterior: Jovem quer ter uma reserva caso não possa mais trabalhar
Próximo Texto: Auxílio funeral inclui até coroa de flores no sepultamento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.