São Paulo, domingo, 03 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo, África

Do outro lado do Oceano Atlântico, deparamos no continente africano, entre Dakar e Abidjan (capital da Costa do Marfim), com a mesma oposição que existe entre Rio de Janeiro e São Paulo. Abidjan é a São Paulo da África Ocidental Francesa.
Tanto quanto São Paulo -durante muito tempo uma pequena cidade provinciana comparada com o Rio de Janeiro, centro da corte imperial-, Abidjan continuou sendo, até 1950, uma cidade sem grande importância, imersa, assim como o interior do território -e como São Paulo no momento da crise do café-, numa crise econômica aflitiva, em decorrência da desvalorização da cotação do óleo de palma. E, assim como a grandeza de São Paulo foi obra de seus filhos, da mesma maneira a prosperidade sempre crescente da Costa do Marfim é obra da vontade tenaz e do esforço corajoso dos ebúrneos (como são chamados os habitantes desse território).


"Abidjan, São Paulo da África Ocidental Francesa (A.O.F.)", texto de Roger Bastide e fotos de Pierre Verger



Texto Anterior: +livros: ESPELHOS DA CONTRACOLONIZAÇÃO
Próximo Texto: Feitiço e adivinhações
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.