São Paulo, Domingo, 06 de Fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ cronologia

1950-54
No grupo amador Teatro da Juventude, encenou Martins Pena, Pirandello e outros. Foi assistente de direção no TBC (Teatro Brasileiro de Comédia). Estreou profissionalmente com "Weekend", de Noel Coward, em outubro de 53.

1955-59
Encenou "O Diário de Anne Frank", de Goodrich e Hackett, "Alô... 365499", de Abílio Pereira de Almeida, e "Plantão 21", de Sidney Kingsley, entre outras.

1960-64
Dirigiu "As Feiticeiras de Salém", de Arthur Miller, "Yerma", de García Lorca, e "Vereda da Salvação", de Jorge Andrade.

1965-69
Levou aos palcos "A Megera Domada" e "Júlio César", de Shakespeare, "A Falecida", de Nelson Rodrigues, e "Black-Out", de Frederick Knott, entre outras.

1970-74
Entre outras, dirigiu "Peer Gynt", de Ibsen, "Corpo a Corpo", de Oduvaldo Vianna Filho, "Bodas de Sangue", de García Lorca, e "Bonitinha, Mas Ordinária", de Nelson Rodrigues.

1975-81
Dirigiu "Esperando Godot", de Beckett, "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?", de Edward Albee, "Macunaíma" e "Nelson Rodrigues, o Eterno Retorno", adaptadas por ele.

1982-88
Entre outras, encenou "Romeu e Julieta", de Shakespeare, "A Hora e a Vez de Augusto Matraga", adaptada do conto de Guimarães Rosa, e "Xica da Silva", de Luís Alberto de Abreu.

1989-93
Dirigiu "Paraíso Zona Norte" (adaptada de duas peças de Nelson Rodrigues, "A Falecida" e "Os Sete Gatinhos"), "Nova Velha Estória" (versão de "O Chapeuzinho Vermelho"), "Trono de Sangue" (a partir de "Macbeth", de Shakespeare) e "Vereda da Salvação".

1994-99
Entre outras, encenou "Gilgamesh" (adaptada do épico sumério), "Drácula e Outros Vampiros", "Prêt-à-Porter" e "Fragmentos Troianos" (a partir da tragédia "As Troianas", de Eurípides).



Texto Anterior: continuação
Próximo Texto: + autores - Peter Burke: Um inventário multicultural da história
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.