São Paulo, domingo, 06 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

biblioteca básica

"Troilus e Créssida"

ROBERTO MOREIRA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Troilus e Créssida" é uma peça pouco conhecida de Shakespeare [1564-1616]. Narra o romance de Troilus -filho mais jovem de Príamo, rei de Tróia- e Créssida, filha do adivinho Calcas. É a partir desses dois personagens que Shakespeare traça uma crítica radical dos vários heróis envolvidos na guerra. Híbrido e multifacetado, este texto já foi considerado uma comédia, uma tragédia, uma sátira cômica, uma sátira trágica e uma comédia problemática. Escrita entre 1598 e 1603, provavelmente para uma performance privada, a peça só foi encenada novamente em 1898, 300 anos depois! E não à toa: sua ironia pressupõe uma sensibilidade que só a modernidade colocou em voga.


Roberto Moreira é cineasta, professor de dramaturgia no curso superior de audiovisual da USP. Dirigiu "Contra Todos" e os curtas "O Cão Louco Mário Pedrosa" e "A Princesa Radar".
A obra "Troilus e Créssida", de William Shakespeare. Tradução de Barbara Heliodora, 202 págs., R$ 19,00. Editora Lacerda (0/xx/21/2537-8275).


Texto Anterior: Ponto de fuga - Jorge Coli: Ressurreição
Próximo Texto: + autores: O código secreto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.