São Paulo, domingo, 10 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Masp recebe mostras e simpósios

da Redação

A mostra "Conflito e Cultura", da Biblioteca do Congresso de Washington, chega a São Paulo no próximo dia 26, no Museu de Arte de São Paulo (Masp). A biblioteca americana é detentora do maior acervo relativo a Freud em todo o mundo.
Acontece, também no Masp, uma série de simpósios e conferências, que será aberta pelo escritor peruano Mario Vargas Llosa, no dia 28 de setembro, às 21h. Haverá mesas-redondas do dia 29 ao dia 1º, com a presença do diplomata Sergio Paulo Rouanet e o professor de filosofia Renato Janine Ribeiro, entre outros.
No dia 29, às 21h, haverá um debate que irá discutir a situação da psicanálise hoje. Entre os participantes estão os psicanalistas Jurandir Freire Costa e Leopoldo Nosek -este também o curador da mostra que complementa a americana, "Brasil - Psicanálise e Modernismo".
Esta exposição reúne principalmente cartas e documentos de alguns dos primeiros analistas e leitores da teoria freudiana no Brasil, retratando o impacto inicial dessas idéias no país. Também estão programados debates e mesas-redondas a partir do dia 6 de outubro. Serão abordados temas como a literatura modernista, a tradução de Freud e a relação da psicanálise com as obras de artistas como Volpi e Lygia Clark. Estarão presentes críticos e ensaístas como Leyla Perrone-Moisés, Silviano Santiago e Modesto Carone.
As mostras e os debates contam com o patrocínio da Folha e da Petrobras e o apoio da Sociedade Brasileira de Psicanálise e da Associação Brasileira de Psicanálise.
O telefone para inscrição nos simpósios e informações sobre eles é 0/xx/11/3714-0506. O telefone do Masp para informações sobre as exposições é 0/xx/11/ 251-5644.


Texto Anterior: Marcelo Coelho: Culto, devoração ou dissolução
Próximo Texto: Adam Phillips: Um capítulo oculto na história da psicanálise
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.