São Paulo, domingo, 13 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Cornwell, João Paulo 2º é autoritário

Em "The Pope in Winter - The Dark Face of John Paul 2's Papacy" (O Papa no Inverno - A Face Negra do Papado de João Paulo 2º, ed. Viking, 352 págs., 20 libras -R$ 104), John Cornwell, um dos grandes especialistas em Vaticano, afirma que o papa é autoritário e centralizador. Para Cornwell, ele foi um reformador do concílio Vaticano 2º e aumentou o poder exercido por cardeais reacionários. Cornwell, autor da biografia de Pio 12 "O Papa de Hitler" (Imago), reconhece a autoridade moral de João Paulo 2º, seu heroísmo na luta contra o comunismo e a batalha que empreendeu pelos direitos humanos. Mas levanta questões sobre "um sistema que concede poder vitalício a um indivíduo suscetível a doenças e à idade". Lançado no fim de 2004, é um dos primeiros livros a analisar o papel do papa no cenário global após a ascensão de George W. Bush.
Já "Memória e Identidade" (ed. Objetiva, 192 págs., R$ 29,90), escrito pelo próprio João Paulo 2º, foi lançado mundialmente no último dia 24. A obra traz reflexões sobre as lutas ideológicas do século 20 e seu significado para os fiéis, além de abordar o totalitarismo. Traz também depoimento sobre o atentado que sofreu em 1981.


Texto Anterior: O papa paradoxal
Próximo Texto: O estadista sinuoso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.