São Paulo, domingo, 15 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ repercussão

"No Festival da TV Cultura, quando Arrigo mostrou suas primeiras composições, foi uma luz no meio daquelas canções previsíveis e vegetativas. "Clara Crocodilo" é um disco muito importante, pois, não fossem os bons achados musicais, ainda pratica uma técnica que não é comum. É muito bom que todo o universo de pessoas que consomem música popular possa ter acesso a essa sofisticação. No imaginário brasileiro ele desencadeia um processo totalmente inesperado. É uma gota de bálsamo no meio dessa dolorosa situação atual. Essa linguagem diferente que ele pratica é como uma gota d'água caindo numa semente onde a terra está seca."
Tom Zé

"Não apenas o Arrigo, mas o Itamar Assumpção, o Premê causaram uma efervescência em um momento em que a música brasileira estava meio estagnada. "Clara Crocodilo" é um ícone maravilhoso dessa efervescência. É um marco na música brasileira. Um trabalho inovador, ousado, corajoso. Arrigo é uma alma irrequieta, um compositor essencial. Para mim, o surgimento do "Clara Crocodilo" foi animador. Além de inovar a música brasileira, ele propiciou uma força, um alento para outros espíritos irrequietos que também buscavam conquistar um espaço com um trabalho criativo."
Lenine

""Clara Crocodilo" é um trabalho inovador em vários sentidos. Ele abriu novos campos de procedimentos para a música popular, trazendo recursos do serialismo, do atonalismo, do canto falado, das narrativas com estrutura de histórias de gibi. O concepção toda, enfim, é muito importante para a música brasileira. Ainda hoje é um disco extremamente atual e inovador. Não sei por que demorou tanto para ser lançado em CD."
Arnaldo Antunes

""Clara Crocodilo" faz de Arrigo Barnabé um dos artistas mais importantes do século 20 no Brasil. Coloca-o no mesmo horizonte de artistas como Villa-Lobos, Capiba, Luiz Gonzaga. O trabalho de Arrigo é um dos motivos pelos quais eu vim morar em São Paulo e não no Rio de Janeiro. Vim morar aqui para viver em contato com os signos que ele traduziu no trabalho dele. Acho lamentável que o jogo de mercado tenha reduzido o potencial de alcance popular de "Clara Crocodilo". O trabalho do Arrigo, por ter muito de história em quadrinhos, é essencialmente popular, mesmo com a experimentação, com o dodecafonismo. O trabalho dele vai ser sempre uma referência como algo à frente do seu tempo. É um disco seminal para uma geração."
Chico César

"Arrigo Barnabé e seu "Clara Crocodilo" estabelecem um momento raro de criatividade, ousadia e coragem no painel da música popular contemporânea. O disco está fazendo 20 anos e parece que acabou de ser lançado. É um trabalho muito atual."
Edvaldo Santana



Texto Anterior: + música: O retorno do monstro mutante
Próximo Texto: Millôr
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.