São Paulo, domingo, 17 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OS NOMES-CHAVE

Alceu de Amoroso Lima (1893-1983) - Conhecido pelo pseudônimo de Tristão de Athayde, foi o mais importante pensador católico brasileiro deste século.

Aliança Nacional Libertadora (ANL) - Partido criado por Luiz Carlos Prestes em 1934 e responsável, no ano seguinte, pela Intentona Comunista, tentativa frustrada de derrubar o governo Vargas.

Assis Chateaubriand (1892-1968) - Jornalista, criou a maior cadeia de comunicação do Brasil, os Diários Associados. Fundado em 1924, o conglomerado incluía dezenas de jornais -como o "Diário da Noite" e o "Diário de S. Paulo"-, rádios e redes de televisão. Arrojado, criou a primeira emissora de TV do país, a Tupi, em 1950. Em 1947, fundou com Pietro Maria Bardi o Museu de Arte de São Paulo.

Centro Dom Vital - Organização cristã de direita criada por Jackson de Figueiredo em 1922. Após sua morte, Alceu de Amoroso Lima torna-se seu nome mais proeminente.

Integralismo - Movimento político de orientação fascista representado pela Ação Integralista Brasileira, fundada em 1932 pelo escritor Plínio Salgado (1895-1975).

Revolução Constitucionalista - Movimento armado que questionava o autoritarismo do presidente Getúlio Vargas e exigia a redemocratização do Brasil. Promovido por militares e lideranças políticas de São Paulo, com apoio da oligarquia cafeeira, a revolta estourou no dia 9 de julho de 1932 e sucumbiu menos de três meses depois.

Samuel Wainer (1912-1980) - Jornalista, foi adversário político de Chateaubriand. Em 1951, criou o "Última Hora", que revolucionou o jornalismo por meio de inovações como o uso de cores, fotos e charges e a adoção de colunista.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.