São Paulo, domingo, 17 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Biblioteca básica

A Divina Comédia

MÁRIO CHAMIE
ESPECIAL PARA A FOLHA

O livro que me causou impacto e me revelou o sentido maior da palavra poética foi "A Divina Comédia", de Dante Alighieri. Quando, aí pelos 20 anos de idade, dicionário em punho e já empenhado no estudo da língua italiana, decidi ler essa obra ímpar, me dei conta de que a poesia talvez seja a única linguagem holística capaz de incorporar e reinventar todas as outras linguagens de que se serve. Por isso, "A Divina Comédia" (dividida em três partes com 33 cantos cada uma) constitui um arcabouço de filosofia, mitologia, religião, política, astrologia, história natural, escatologia e ética. Nesse arcabouço, juntam-se razão e fé, racionalidade e efusão mística, conhecimento objetivo e imaginação libertária. A própria arquitetura do livro, de fundamento pitagórico, favorece outras junções simbólicas, a exemplo do geocentrismo de Ptolomeu com a teologia tomista, e desta com o pensamento escatológico de Joaquim de Flora.
Quanto mais releio "A Divina Comédia", mais me convenço de que essa obra é, no Ocidente, além de cânone básico, uma didática heterodoxa para se entender e criar poesia. Quem já passou pelo seu Inferno, Purgatório e Paraíso sabe do que estou falando.


Mário Chamie é poeta e ensaísta,criador da Poesia Práxis brasileira. Doutor em ciência da literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e autor de, entre outros, "A Palavra Inscrita" (Funpec), que ganhou o Prêmio de Ensaio da Academia Brasileira de Letras em 2005.

A obra
"A Divina Comédia", de Dante Alighieri. Tradução de Italo Eugenio Mauro, 696 págs., R$ 69. Ed. 34 (tel. 0/xx/11/3816-6777).
Tradução de Vasco Graça Moura. 894 págs., R$ 88. Ed. Landmark (tel. 0/ xx/11/ 6976-1115).


Texto Anterior: Ponto de fuga - Jorge Coli: Profecias do passado
Próximo Texto: + política: O chão ensaboado do príncipe
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.