São Paulo, domingo, 23 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lazer fica em último lugar

da Redação

Se para a maior parte dos brasileiros o trabalho é a primeira coisa que surge ao pensarem sobre o futuro, era de esperar que o lazer estivesse entre as coisas menos lembradas. De fato, ao serem interpelados sobre o que deveria ser valorizado nos próximos anos -dinheiro, trabalho, família, religião, estudo, lazer-, este foi o menos citado pelos brasileiros.
No cômputo final, consideradas as respostas múltiplas (que permitiam ao entrevistado listar três opções, em ordem decrescente), o ranking das preferências nacionais ficou assim: família (79%), trabalho (75%), estudo (68%), religião (40%), dinheiro (26%) e, bem atrás, lazer (10%). A família é citada principalmente por quem tem renda mais elevada e recebe acima de 20 salários mínimos (93%), por aqueles que têm nível superior (91%) e pelos jovens da geração 90 (83%).
Já o item estudo atinge os maiores índices entre os mais escolarizados (79%), entre aqueles mais abonados (83%) e os mais jovens, sobretudo os que têm de 16 a 17 anos de idade (72%).
Na sondagem de resposta única, o resultado geral se modifica um pouco e os estudos se colocam à frente do trabalho. Nesse caso, a família continua em primeiro lugar (44%), seguida pelo estudo (24%), trabalho (16%), religião (10%), dinheiro (5%) e lazer (1%).



Texto Anterior: O trabalho é o sonho
Próximo Texto: Superpotência em cinco anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.