São Paulo, domingo, 24 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artigo de escritor causou polêmica na Argentina

O texto do escritor inglês Martin Amis, publicado no "Guardian" em 1º/10, provocou polêmica na Argentina depois de ter sido reproduzido pelo "La Nación", dois dias depois. O jornal argentino publicou, em 15/10, uma resposta do ex-secretário de redação do "Clarín" Roberto Guareschi defendendo o caráter do povo argentino da "mentira consciente destinada a desprestigiar". Para ele, o escritor inglês marcou seu próprio "gol de mão" ao generalizar que os argentinos gostam da corrupção. "Os poucos beneficiários que a adoram nunca vão se pronunciar. O restante sofre suas conseqüências no desemprego, na insegurança." Passados os anos do governo Menem, quando a corrupção era tolerada na base do "rouba, mas faz", hoje já há vários casos que já foram parar na Justiça, diz. "Corrupção, mentira, demagogia não são regras argentinas nem apenas latino-americanas." Mas, em uma enquete via internet realizada pela rádio "Cádena 3", a maior de Córdoba, 84% dos 494 votantes disseram concordar com a opinião de Amis.
No último dia 12, um outro jornal inglês, o "Independent", causou celeuma no Brasil ao publicar uma extensa matéria sobre o Rio de Janeiro intitulada "A Cidade da Cocaína e da Carnificina", em que chamava o Rio de "uma cidade sem futuro".


Texto Anterior: Estilo forte marca ficção de autor britânico
Próximo Texto: + brasil 505 d.C.: Massas independentes e elites resistentes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.