São Paulo, domingo, 27 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A nova era do cinema político

Tickets (Itália/Reino Unido/Irã, 2005), de Ken Loach, Abbas Kiarostami e Ermanno Olmi. Filme em três episódios apresentado no Festival de Berlim deste ano. Mostra um trem que cruza a Europa e une pessoas desconhecidas, alterando os seus destinos. Ken Loach (1936), que dirige um dos segmentos, é um dos principais diretores britânicos. Ele trouxe para seus filmes técnicas de TV e praticamente criou um estilo pessoal de cinema. Loach faz um semidocumentário de temática fortemente política e social e trabalha com improvisação, misturando atores profissionais e amadores. Entre seus principais filmes estão "Vida em Família" (72), "Agenda Secreta" (Prêmio do Júri em Cannes, em 90), "Chuva de Pedras" (Prêmio do Júri em Cannes em 93), "Terra e Liberdade" (95), "Uma Canção para Carla" (Premiado no Festival de Havana em 96), "Meu Nome é Joe" (98) e "Pão e Rosas" (2000).

Yesterday (África do Sul), de Darrell Roodt. Uma jovem descobre ser soropositiva. Enfrenta a família e luta para viver para acompanhar sua filha ir para a escola. Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro neste ano.

U-Carmen eKhayelitsha (África do Sul), de Mark Dornford-May. Versão da ópera "Carmen", de Bizet, ambientada numa favela da África do Sul. Urso de Ouro em Berlim neste ano.

Contra a Parede (Alemanha/Turquia), de Fatih Akin. Um casal de jovens imigrantes turcos vive uma história de amor marcada pelas incertezas e pelos dramas da marginalidade no país. Urso de Ouro em 2004.

Neste Mundo (Reino Unido), de Michael Winterbottom. Ficção realista sobre dois refugiados afegãos vivendo no Paquistão que tentam fugir para Londres. Urso de Ouro em 2003.

Domingo Sangrento , de Paul Greengrass. Ficção em forma de documentário sobre um dos episódios mais dramáticos do conflito entre protestantes e católicos na Irlanda do Norte. Urso de Ouro em 2002, juntamente com "A Viagem de Chihiro".

L'Esquive , de Abdellatif Kechiche. O diretor francês de origem tunisiana mostra a vida em um bairro pobre na periferia de Paris por meio do olhar de um jovem imigrante que sonha em fugir com sua mãe em um veleiro. Ganhou neste ano o César, principal prêmio do cinema francês.

Fahrenheit 11 de Setembro (EUA), de Michael Moore. Documentário sobre o ataque ao World Trade Center que critica o governo de George W. Bush. Palma de Ouro em Cannes em 2004.

Elefante (EUA), de Gus van Sant. Docudrama sobre o atentado armado que adolescentes cometeram em uma escola secundária de Littleton (Colorado). Palma de Ouro em 2003.

Em Nome de Deus (Irlanda/Reino Unido), de Peter Mullan. Três jovens irlandesas são enviadas para um convento e mantidas em situação de escravidão, com o consentimento das famílias e da conservadora sociedade católica. Leão de Ouro em Veneza em 2002.


Texto Anterior: Navalha na carne
Próximo Texto: Telabruta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.