São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

#PREENCHA O TITULO AQUI#

Quem é Peter Burke
Peter Burke é historiador inglês, professor da Universidade de Cambridge (Inglaterra).
Especializado em história cultural, considera o ato de escrever a história como um gênero literário autônomo -assim como a épica, a lírica e a dramática.
Para Burke, o historiador caminha entre o tênue limite que separa o fato concreto da ficção.
Assim, diz Burke, o historiador pode e deve reivindicar para si as virtudes do ficcionista, desde que contrabalançadas pelo apego ao dado concreto: "Os historiadores precisam manter-se colados à evidência, mas precisam também usar sua imaginação, especialmente para interpretar os fatos brutos".
Peter Burke foi durante os anos de 1994 e 1995 professor visitante da USP.
É autor, entre outros, de "A Arte da Conversação", "Vico" (Ed. da Unesp), "A Fabricação do Rei" (Jorge Zahar Editor) e "Cultura Popular na Idade Moderna" (Companhia das Letras).
Está publicando agora no Brasil "A História Social da Linguagem" (Ed. da Unesp/Cambridge University Press), que ele organizou em parceria com Roy Porter. Ele escreve na seção "Autores" da Folha.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.