Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Uso de mensagem SMS cresce 69% no Brasil em 2011

Aumento da oferta de pacotes ajudou na expansão; média mensal de envio por usuário chegou a 81 mensagens

MARIANA SALLOWICZ
DE SÃO PAULO

Com o crescimento da oferta de pacotes pelas operadoras de telefonia e a expansão do mercado de smartphones, o uso de mensagens SMS teve alta de 69% no Brasil em 2011 ante 2010.

A média de textos enviados por usuário ao mês chegou a 81 no último trimestre.

Os dados fazem parte de pesquisa divulgada pela consultoria Acision.

"As empresas de telefonia lançaram pacotes 'agressivos' de SMS, com preços competitivos, o que ampliou a sua utilização", diz Carlos Humberto Perissé, diretor da Quanti Pesquisa de Mercado, que participou do estudo.

Apesar do crescimento no total de mensagens enviadas, o número de brasileiros que utilizam o serviço se manteve estável no período, 89%.

"As principais razões para a não utilização é a praticidade: a pessoa não sabe como funciona ou não gosta. Muitos ainda preferem falar."

A rejeição é maior entre aqueles que não possuem smartphones. "Isso porque outros aparelhos não têm um teclado adequado para o envio de SMS. A barreira, no entanto, já não é mais o preço, como era há pouco tempo."

O estudo mostra ainda que o uso de SMS ainda fica abaixo de outros países da América Latina. O Brasil fica atrás, por exemplo, da Venezuela e da Argentina (veja quadro).

Para Vancrei Oliveira, vice-presidente da Acision na América Latina, as operadoras precisarão oferecer serviços personalizados para manter a taxa de crescimento do segmento.

Entre as opções está a de disponibilizar pacotes que incluam, por exemplo, a alternativa de guardar a mensagem em serviço de armazenamento on-line.

Para Oliveira, os aplicativos de mensagens instantâneas -como WhatsApp e BlackBerry Messenger (disponíveis em smartphones)- não ameaçam o SMS.

"Os usuários de smartphones são justamente aqueles que mais utilizam o SMS. Isso porque já estão habituados ao uso de mensagens e, quando outra pessoa não tem um aplicativo, eles enviam a mensagem paga."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.