Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bancos precisarão de autorização do BC para comprar empresas

Até agora, bastava fazer uma comunicação posterior ao órgão

DE BRASÍLIA

Os bancos brasileiros terão que pedir autorização prévia ao Banco Central para comprar participação em empresas não financeiras.

A norma foi aprovada ontem pelo CMN (Conselho Monetário Nacional).

Até agora, as instituições financeiras tinham apenas que comunicar ao BC a aquisições dessas empresas. Para a compra de outros bancos, porém, já é necessária a autorização prévia.

De acordo com o chefe do Departamento de Normas do órgão, Sérgio Odilon dos Anjos, a nova regra atende a normas internacionais e não foi motivada por um movimento excessivo de compras de empresas no país.

Ele admite, porém, que o BC poderá vetar aquisições em alguns casos.

"O BC vai avaliar o propósito da instituição em comprar aquela participação. Vai avaliar se aquilo é compatível com a atividade dela."

A autorização prévia não será necessária na compra de ações na Bolsa. Bancos de fomento ou de desenvolvimento, que têm entre suas atribuições a compra e venda de empresas, estão fora da regra.

TAXA

Na reunião do CMN, o governo manteve a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) no patamar atual de 6% ao ano, que vigorará até 30 de junho.

A TJLP serve como referência para empréstimos de longo prazo, como aqueles concedidos pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

A taxa é determinada com base na meta de inflação e nos índices que medem o risco-Brasil.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.