Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Best Buy anuncia cortes e vai fechar 50 lojas nos EUA

FERNANDA EZABELLA
DE LOS ANGELES

A Best Buy, única rede de eletrônicos remanescente nos EUA, anunciou ontem nova estratégia para seus negócios, incluindo o fechamento de 50 de suas mais de mil lojas gigantes e corte de 400 de seus 1.800 funcionários.

As medidas vieram acompanhadas dos resultados do quarto trimestre, no qual registrou perdas de US$ 1,7 bilhão. As ações da empresa encerraram o dia em queda de 6,95% no índice Nasdaq.

A rede, conhecida pelas lojas em formato de grandes caixas azuis, é considerada a maior do mundo, ainda que tenha fechado suas unidades na China e no Reino Unido.

A Best Buy virou a única rede americana do gênero no país após a falência da Circuit City, em 2009.

O fechamento das "caixas azuis", além da redução de espaço de outras, deve ocorrer até o Natal. No lugar, a empresa pretende abrir no mesmo período cem estabelecimentos menores (Best Buy Mobile), focados na venda de celulares, tablets e e-readers, além de planos de serviço.

A expectativa é atingir US$ 800 milhões em redução de custos até o ano fiscal de 2015. "Queremos investir parte desse corte em novas experiências ao cliente e preços competitivos, o que ajudarão a trazer receita", diz Brian J. Dunn, presidente-executivo da Best Buy.

No ano passado, a empresa sofreu com a concorrência, em especial com as fortes vendas da Apple e com os preços competitivos da loja virtual da Amazon.com.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.