Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Serviço Folha-IOB/Folhamatic

Retificação até o dia 30 permite trocar forma de tributação do IR

DE SÃO PAULO

Se o contribuinte constatar, após a entrega da declaração, que a troca da forma de tributação (por deduções legais para desconto simplificado e vice-versa) é mais vantajosa, ele poderá retificá-la e fazer a troca.

Essa troca, porém, só poderá ser feita até o dia 30 deste mês. Após esse prazo, ela não pode mais ser feita.

-

77 - Declaro minha filha como dependente. Minha mulher declara em separado. Ela pode declarar os gastos com instrução da nossa filha em sua declaração? (L.S.N.)

Os gastos com instrução da filha devem ser deduzidos na declaração em que ela for considerada dependente -no caso, a sua. Para que sua mulher faça a dedução, ela tem de incluí-la como dependente na declaração dela.

78 - Tinha US$ 20 mil e vendi a um amigo. Os dólares estavam em minha declaração, sempre atualizados em 31 de dezembro. Como declaro? (A.L.)

O custo da moeda é o valor pago em reais e não pode ser atualizado. Baixe o programa Ganho de Capital em Moeda Estrangeira (GCME-2011) para calcular se houve ganho de capital nessa venda (diferença entre o preço de compra e o de venda, sem atualização). Importe os dados do programa para a sua declaração.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.