Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Reajuste pode trazer ânimo para ações da Petrobras

Analista vê mudança de preço ainda insuficiente

DE SÃO PAULO

Punidas pelo mercado ao longo do ano, as ações da Petrobras podem ter agora chance de recuperação após o anúncio, na sexta-feira, de reajuste de 7,83% da gasolina a partir de hoje nas refinarias, segundo analistas.

Na semana passada, só os rumores de que a Petrobras deveria reajustar os combustíveis levaram a uma recuperação de 5,4% nas ações PN (preferenciais, sem voto) e de 5,3% nas ON (ordinárias, com voto).

No mesmo período, o Ibovespa teve baixa de 1,2%.

A dúvida é se as ações da estatal já subiram o suficiente e ainda terão condições de avançar devido ao reajuste.

Para Adriano Pires, diretor do CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura), o reajuste comunicado ainda não resolve o problema de caixa da estatal. Pires acredita que o preço da gasolina nas refinarias deveria subir mais e que as ações da estatal podem recuar a partir de hoje.

Em 12 meses, os papéis PN da Petrobras ainda têm desvalorização de 12,3% -acima do recuo de 9,4% do Ibovespa no período.

Após intensas negociações com o governo nos últimos dias, a Petrobras conseguiu o aval da presidente Dilma Rousseff para reajustar o preço dos combustíveis.

TRIBUTO

Para evitar que a alta chegue ao consumidor, o governo preferiu zerar a Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), um tributo que incide sobre os combustíveis, compensando o aumento da gasolina.

É a primeira vez que o governo zera a Cide. O tributo tinha um valor fixo de R$ 0,091 por litro da gasolina. Para que não houvesse repasse para o consumidor, a Cide teria que ser zerada caso a gasolina subisse até cerca de 8%, e o diesel, até 4%.

Além da gasolina, o óleo diesel também vai subir 3,94% nas refinarias.

A queda no petróleo nas últimas semanas, que reduziria custos da empresa, está sendo quase totalmente anulada pela valorização do dólar.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.