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Montadoras criam centrais de energia próprias
DE SÃO PAULO
Volkswagen e Mitsubishi
são duas das montadores
que já investem em energia
própria para baratear custos
da produção e de seus fornecedores, de olho no mercado
de elétricos no Brasil.
Há duas semanas, a Mitsubishi inaugurou uma hidrelétrica em Catalão (GO), onde
tem fábrica no país. A montadora também apresentou ao
presidente Lula o MiEV, modelo 100% elétrico, em exibição no Salão do Automóvel,
em São Paulo.
A Volks anunciou a construção de sua segunda central hidrelétrica, com investimento total de R$ 143 milhões. A inauguração é prevista para 2013.
"Os investimentos que estão sendo feitos mostram que
as empresas estão atentas
para criar condições para reduzir custos e viabilizar carros com tecnologias alternativas", diz Marcelo Schwob,
engenheiro da divisão de
energia do INT (Instituto Nacional de Tecnologia), ligado
ao Ministério da Ciência e
Tecnologia (MCT).
Para Ronaldo Mota, secretário de Desenvolvimento
Tecnológico e Inovação do
ministério, os carros sustentáveis devem chegar ao país
no médio prazo.
"Os veículos híbridos elétricos (aqueles que utilizam
um combustível renovável,
como etanol, e ao menos um
motor elétrico para sua tração) despontam como uma
das melhores alternativas
tecnológicas para o carro elétrico, ao proporcionarem
mais eficiência, economia e
autonomia em comparação
com o elétrico puro", afirma.
"O Brasil reúne todas as
condições para se tornar um
líder mundial em carros híbridos elétricos baseados em
biocombustíveis", diz Mota.
Destaca ainda que é preciso reduzir a alíquota de IPI
(Imposto sobre Produtos Industrializados) para incentivar a produção de veículos
elétricos -hoje, é de 25%.
O Brasil ainda não definiu
um plano de incentivos para
modelos híbridos e elétricos.
Foram destinados R$ 10 milhões para pesquisas iniciais.
Não há consenso no setor.
Parte da indústria automotiva defende projetos com motores híbridos biocombustíveis -por causa da tecnologia flex desenvolvida no
país. Parte quer modelos
100% elétricos.
(CR)
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