São Paulo, sábado, 03 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTREVISTA

Mudanças são necessárias, diz executivo da Vale

DA ENVIADA A SUDBURY

Apesar da última suspensão das negociações com os grevistas, Cory McPhee, vice-presidente corporativo da Vale no Canadá, diz que as mudanças que a empresa buscava sobre aposentadoria e bônus já foram aceitas e são necessárias para manter as operações em Sudbury "sustentáveis".

 

Folha - Qual era exatamente o prejuízo antes de 2009?
Cory McPhee -
Temos uma situação única em Sudbury, pois as minas operam continuamente há mais de cem anos. Requerem muitos investimentos só para continuar funcionando. Custos trabalhistas são provavelmente a parte mais significativa dos custos, seguidos de energia.
Queremos melhorar a produtividade em Sudbury e, após comparações com outras operações, sabemos que há espaço para isso. Mas podemos fazê-lo sem prejuízo aos trabalhadores.

O que a Vale oferece agora?
Temos uma boa oferta, que inclui aumento, melhorias na aposentadoria e oportunidades de bônus.
As mudanças que queríamos fazer no bônus do níquel não eram para cancelá-lo, mas para torná-lo mais atrelado ao desempenho dos negócios e ao preço do material.

O sindicato cita lucro de US$ 4,1 bilhões. O sr. confirma?
Não, mas, de toda forma, nos dois primeiros anos após a aquisição da Inco, o preço do níquel atingiu recorde. Quando a crise começou, percebemos que não teríamos um superciclo como esse de novo. Desde o ano da greve (2009) perdemos dinheiro em Sudbury.
Todos têm que entender que só porque há uma greve não significa que as pessoas não serão responsabilizadas. Há pessoas que danificaram propriedade privada, bloquearam acessos, ameaçaram pessoas, desafiando ordem judicial.


Texto Anterior: Grevistas marcam ponto, todos os dias, mesmo debaixo de neve
Próximo Texto: Análise/Commodities: Brasil é o ator principal no cenário mundial da produção de alimentos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.