São Paulo, sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PIB deve crescer 8% em relação ao ano passado, dizem ministros

DE BRASÍLIA

Sem mencionar os juros mais altos do mundo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou ontem o crescimento econômico do país.
Para os ministros da área econômica, o PIB (Produto Interno Bruto) deste ano irá aumentar 8% na comparação com o ano passado.
Mantega (Fazenda) admitiu que o crescimento econômico vai se desacelerar no próximo ano para 5%, valor meio ponto percentual menor que o previsto no Orçamento.
Mantega comemorou o crescimento deste ano, que, segundo ele, só perde para o da China. E festejou o fato do Brasil ter ultrapassado a Índia nesse quesito. Sua comparação leva em conta os 12 meses entre o terceiro trimestre de 2009 e o terceiro trimestre de 2010.
A previsão de Mantega é que os investimentos atinjam 20% do PIB (Produto Interno Bruto) no ano que vem. Para o Ministério da Fazenda, esse percentual pode chegar a 23% em 2014.
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou que o crescimento de 0,5% indica que está sendo superado o "ligeiro período de arrefecimento mais intenso" da economia verificado entre abril e agosto.


Texto Anterior: Saiba mais: Revisão de 2009 eleva estimativa de alta para 2010
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire: Está na hora de mudar de nível
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.