São Paulo, sábado, 12 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Copel vai entrar em SP, território da Cesp

DE SÃO PAULO

A grande estrela do leilão de ontem em São Paulo foi a Copel (Companhia Paranaense de Energia), empresa controlada pelo governo do Estado do Paraná.
Segundo Edson Sardeto, diretor de engenharia da estatal, a companhia quer trilhar os caminhos da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), a maior estatal estadual do país.
"A decisão de entrar em São Paulo foi estratégica", disse Edson Sardeto, diretor de engenharia da estatal paranaense.
A decisão é um marco da disputa entre as estatais estaduais de energia, sobretudo com o ingresso da Copel em São Paulo, território da estatal paulista Cesp, que não tem participado de nenhum dos leilões do setor.
A Copel adotou atitude agressiva nas ofertas. O lote A -que incluía a linha de transmissão Araraquara-Taubaté, rede que trará a energia que virá das usinas do rio Madeira ao principal centro de consumo do país- foi arrematada pela Copel após um deságio de 35,91%.
A estatal também fechou o leilão assumindo o compromisso de construir a subestação de Cerquilho (SP) depois de um deságio de 38,14%.

BNDES
Para Sardeto, além de ter reduzido os ganhos para entrar em São Paulo, o acesso a financiamentos a juros baixos do BNDES foi fundamental para o resultado. (AB)


Texto Anterior: Fundos estatais terão até 30% de Belo Monte
Próximo Texto: Análise/Combustíveis: Mais econômico e renovável, etanol conquista os consumidores brasileiros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.