São Paulo, domingo, 15 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas abrem inscrições para trainees

Neste semestre, candidatos terão 26 programas que oferecem mais de 500 vagas no país

GIULIANA VALLONE
DE SÃO PAULO

A temporada de inscrições para os programas de trainees começa neste semestre, e muitos jovens recém-formados têm chance de dar o pontapé inicial em seu plano de carreira.
Grandes companhias do país, como AmBev, Unilever e Gafisa, contam com essa seleção para formar, mais à frente, seu quadro de funcionários do alto escalão.
"O programa é uma das principais portas de entrada na empresa. Cerca de 98% dos nossos níveis de liderança são oriundos de promoção interna", afirma Thiago Porto, gerente de Desenvolvimento de Gente da AmBev.
Na Gafisa, cerca de 70% dos atuais coordenadores de obras, gerentes e diretores começaram suas carreiras como estagiários ou trainees.
Segundo a Companhia de Talentos, que realiza boa parte dos processos de seleção em nome das empresas, apenas no segundo semestre serão abertas inscrições para 26 programas, somando mais de 500 vagas no país.
"O programa de trainee é um caminho vantajoso, uma forma de iniciar a carreira sem ter experiência prévia", diz Marcio Vinycius Pereira, consultor de recrutamento e seleção da Companhia de Talentos.
A maioria dos programas treina os inscritos em diversas áreas da companhia, conferindo ao profissional um conhecimento mais profundo sobre o negócio.
Por conta disso, de acordo com Pereira, é comum que o trainee tenha uma vaga estratégica reservada na empresa mais à frente, "já que tem uma visão sistêmica da companhia".
Mas, com tantos atrativos, esses programas costumam ser mais concorridos que os vestibulares no país. Em 2009, 128.144 inscritos disputaram 10.622 vagas no vestibular da USP. Na Unilever, 48.500 pessoas disputaram apenas 28 vagas de trainee no ano passado. Na AmBev, o número de concorrentes chegou a 60.133, resultando em 26 contratados.

Veja as vagas e onde se inscrever

folha.com.br/me782786


Texto Anterior: Perfil: Afeganistão mudou vida de jornalista
Próximo Texto: Inovação aberta é incentivada no Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.