São Paulo, domingo, 17 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Geolocalizador ajuda a atrair clientes

Sites como o Foursquare permitem que pequenos negócios enviem promoções a celulares de consumidores

Serviços exploram a capacidade de aparelho de comunicação em identificar localização de aparelhos portáteis

KERMIT PATTISON
DO "NEW YORK TIMES"

Chamin Mills encontrou uma nova maneira de contatar seus clientes. Mills gere a área de mídia social da Pacific Catch, rede de restaurantes de frutos do mar na região da baía de San Francisco.
Alguns meses atrás, os restaurantes, que já eram usuários ávidos de sites como o Twitter e o Facebook, adotaram o Foursquare, um serviço de geolocalização que permite que clientes recebam ofertas especiais e ganhem distintivos por sua presença em determinados locais.
Quando as pessoas usam o Foursquare em um raio de alguns quarteirões do restaurante, recebem uma oferta especial em seus celulares: na quinta visita ao site da casa, terão direito a um ceviche de camarão ou a uma salada de peixes havaiana. Outra oferta especial recompensa os clientes que usam o Foursquare com uma porção grátis de batata-doce frita.
Ofertas como essas ajudaram a atrair novos clientes: mais de 1.400 pessoas se conectaram ao Pacific Catch, com um total de mais de 2.800 visitas ao site, atraídas pelo Foursquare.
"Isso permite que nos conectemos às pessoas e retenhamos clientes, o que é realmente importante para nós hoje em dia", disse Mills.
Os serviços de geolocalização se tornaram uma ferramenta de marketing cada vez mais importante para as pequenas empresas, especialmente as que dependem do tráfego de consumidores.
A crescente importância desses serviços, que exploram a capacidade dos aparelhos de comunicação de identificar com precisão a localização de celulares inteligentes e outros aparelhos portáteis, fica evidente com a recente introdução do Facebook Plates, que permite que usuários do aplicativo Facebook para celulares exibam sua localização a amigos.
Os serviços oferecem ferramentas de relacionamento com clientes, programas de recompensas, redes sociais, jogos, listas de empresas, guias urbanos e sites de resenhas. Ajudam as empresas a oferecer cupons de descontos, recompensar clientes fiéis e recolher dados valiosos sobre os clientes.
O Foursquare, que tem cerca de 3 milhões de usuários e mais de 1 milhão de visitantes ao dia, emergiu como o mais importante serviço de geolocalização para negócios. Mas há ainda outros serviços de geolocalização, como Gowalla, Loopt, Whrrl, Brightkite, Booyah, Where e Scvngr. Em companhia do Facebook, empresas já estabelecidas como Twitter, Yelp e até o Google estão adicionando funções que têm por base a localização.


Tradução de PAULO MIGLIACCI


Texto Anterior: Aquisição do Yahoo! pode não resolver problemas
Próximo Texto: Rede Fogo de Chão pretende dobrar de tamanho no Brasil
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.