São Paulo, sábado, 21 de agosto de 2010

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Cumbica recebe mais voos internacionais

No primeiro semestre, o aeroporto paulista representou 65% do volume de passageiros em voos internacionais

Cumbica é o preferido devido à possibilidade de distribuição rápida de passageiros que vão para outros destinos

Divulgação
Avião da Flex, novo nome da "velha Varig", a fatia da empresa aérea que estava em recuperação judicial desde 2005

JANAINA LAGE
CIRILO JUNIOR
DO RIO

A criação de voos internacionais a partir de aeroportos do Rio de Janeiro e de Brasília ainda não foi suficiente para evitar o aumento da concentração de tráfego em Cumbica (Guarulhos).
Estatísticas da Infraero mostram que, no primeiro semestre deste ano, a participação do aeroporto no número de passageiros em embarque, desembarque e conexões de voos internacionais ficou em 65%.
Em igual período de 2009, o percentual era de 62,8%.
Em números absolutos, nos primeiros seis meses deste ano, Guarulhos recebeu o equivalente a mais 855,5 mil passageiros.
Dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) indicam que, no intervalo de um ano, tomando como referência o número de voos do dia 2 deste mês, houve aumento de 17,75% no total de frequências internacionais de Guarulhos. Nesse caso, frequência é equivalente ao trecho voado -por exemplo, Guarulhos-Paris.
No mesmo período, o aeroporto Tom Jobim, no Rio, um dos poucos que apresentam espaço para receber volume significativo de novos voos, registrou aumento de 8,9%.
Segundo a Anac, Guarulhos opera com restrição de 45 movimentos de pouso e decolagem/hora nos horários de maior saturação, como a partida de voos internacionais à noite e a chegada, durante a manhã.
A agência afirma que as companhias estão explorando outros horários em Guarulhos, mas que a renegociação de acordos bilaterais favorece a expansão a partir de outros aeroportos e cita como exemplo o acordo com os EUA, fechado em 2008.
Segundo a Anac, novos acordos bilaterais proíbem a expansão de frequências em Guarulhos, como os de Portugal, Holanda, Panamá, México, Itália, França e Espanha.

CONEXÃO FÁCIL
Para as companhias aéreas, São Paulo costuma ser a opção preferencial por conta da conectividade -a possibilidade de distribuir rapidamente passageiros que chegam ao país para outros destinos a partir do aeroporto.
A agência afirma que a expansão em outros aeroportos está ligada a um processo de "maturidade do mercado", com viabilidade de rotas a partir de outros pontos.
Guarulhos é hoje o 54º maior aeroporto em volume de passageiros (incluindo operações domésticas e internacionais).
Em 2008, era o 62º, de acordo com o ranking anual do Airports Council International. Em 2009, o movimento total do aeroporto chegou a 21,7 milhões de passageiros. A capacidade atual de Guarulhos é de 20 milhões.
O aeroporto deverá receber investimentos de R$ 1,223 bilhão até 2014 para ampliar sua capacidade para 35 milhões de passageiros.


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