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Cumbica recebe mais voos internacionais
No primeiro semestre, o aeroporto paulista representou 65% do volume de passageiros em voos internacionais
Cumbica é o preferido devido à possibilidade de distribuição rápida de passageiros que vão para outros destinos
Divulgação
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Avião da Flex, novo nome da "velha Varig", a fatia da empresa aérea que estava em recuperação judicial desde 2005
JANAINA LAGE
CIRILO JUNIOR
DO RIO
A criação de voos internacionais a partir de aeroportos
do Rio de Janeiro e de Brasília
ainda não foi suficiente para
evitar o aumento da concentração de tráfego em Cumbica (Guarulhos).
Estatísticas da Infraero
mostram que, no primeiro semestre deste ano, a participação do aeroporto no número
de passageiros em embarque, desembarque e conexões de voos internacionais
ficou em 65%.
Em igual período de 2009,
o percentual era de 62,8%.
Em números absolutos,
nos primeiros seis meses deste ano, Guarulhos recebeu o
equivalente a mais 855,5 mil
passageiros.
Dados da Anac (Agência
Nacional de Aviação Civil) indicam que, no intervalo de
um ano, tomando como referência o número de voos do
dia 2 deste mês, houve aumento de 17,75% no total de
frequências internacionais
de Guarulhos. Nesse caso,
frequência é equivalente ao
trecho voado -por exemplo,
Guarulhos-Paris.
No mesmo período, o aeroporto Tom Jobim, no Rio, um
dos poucos que apresentam
espaço para receber volume
significativo de novos voos,
registrou aumento de 8,9%.
Segundo a Anac, Guarulhos opera com restrição de
45 movimentos de pouso e
decolagem/hora nos horários de maior saturação, como a partida de voos internacionais à noite e a chegada,
durante a manhã.
A agência afirma que as
companhias estão explorando outros horários em Guarulhos, mas que a renegociação
de acordos bilaterais favorece a expansão a partir de outros aeroportos e cita como
exemplo o acordo com os
EUA, fechado em 2008.
Segundo a Anac, novos
acordos bilaterais proíbem a
expansão de frequências em
Guarulhos, como os de Portugal, Holanda, Panamá,
México, Itália, França e Espanha.
CONEXÃO FÁCIL
Para as companhias aéreas, São Paulo costuma ser a
opção preferencial por conta
da conectividade -a possibilidade de distribuir rapidamente passageiros que chegam ao país para outros destinos a partir do aeroporto.
A agência afirma que a expansão em outros aeroportos
está ligada a um processo de
"maturidade do mercado",
com viabilidade de rotas a
partir de outros pontos.
Guarulhos é hoje o 54º
maior aeroporto em volume
de passageiros (incluindo
operações domésticas e internacionais).
Em 2008, era o 62º, de
acordo com o ranking anual
do Airports Council International. Em 2009, o movimento total do aeroporto chegou
a 21,7 milhões de passageiros. A capacidade atual de
Guarulhos é de 20 milhões.
O aeroporto deverá receber investimentos de R$ 1,223
bilhão até 2014 para ampliar
sua capacidade para 35 milhões de passageiros.
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