São Paulo, sábado, 21 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREÇOS

Prévia do IPCA registra deflação pelo 2º mês seguido

DA REUTERS - O IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15) registrou deflação pelo segundo mês seguido em agosto, devido à continuidade da queda dos alimentos, colocando a taxa de 12 meses abaixo da meta prevista para o ano.
O ministro da Fazenda Guido Mantega disse que essa variação negativa não deve se repetir no IPCA de agosto -que cobre o mês inteiro, enquanto o IPCA-15 cobre o período de 30 dias-, mas que a inflação seguirá contida.
O indicador recuou 0,05% em agosto, após queda de 0,09% em julho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
"[Deflação] não é permanente. O efeito da redução dos preços agrícolas deve estar terminando. A previsão é que o IPCA de agosto suba um pouquinho, mas o importante é que estamos com a inflação sobre controle dentro daquilo que estava previsto", afirmou Mantega.
O IBGE acrescentou que, no ano, o IPCA-15 acumulou alta de 3,21% e, nos últimos 12 meses, de 4,44%. O governo persegue uma meta de inflação em 2010 de 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.
Analistas disseram que o dado mostra um cenário de inflação controlada, o que apoia a tese de manutenção da taxa básica de juros em setembro, após três altas consecutivas.


Texto Anterior: Foco: Empresária do luxo no Rio é alvo de ações na Justiça
Próximo Texto: Avanço alemão passa por Estado e indústria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.