São Paulo, quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Garagens subterrâneas são alternativa

Estapar, que participou da construção das 2 únicas existentes em SP, calcula demanda para 40 estacionamentos do tipo

Garagens subterrâneas foram inauguradas há 11 anos e outras estão na gaveta; setor se queixa de garagens irregulares

DE SÃO PAULO

O diretor da Estapar, Helio Cerqueira Júnior, afirma que há demanda para 40 estacionamentos subterrâneos em São Paulo, que atenderiam 80 mil carros por dia.
A empresa fez parte dos consórcios que construíram as duas únicas garagens da cidade, Clínicas e Trianon.
Mas ele afirma que a prefeitura precisa dar garantias para os investidores de que coibirá a concorrência ilegal.
Segundo Júnior, havia cerca de 40 estacionamentos irregulares num raio de 500 metros da garagem Trianon quando ela foi construída, uma década atrás. Passados três anos, já eram mais de cem, conta.
De acordo com o diretor da Estapar, a prefeitura também teria que se comprometer a retirar obstáculos encontrados durante as obras que não estivessem previstos nos mapas subterrâneos da cidade, como cabos.
"A prefeitura não precisa entrar com recursos. Nós temos o "know-how". Basta ceder o local e dar garantias."
Júnior diz que construir edifícios garagens não é viável porque edifícios comerciais são mais rentáveis.
Segundo ele, a dificuldade de encontrar vagas leva à expansão dos valets. Eles chegam a custar o dobro do estacionamento normal, estima.
"É cansativo procurar vaga. Quase todos os shoppings já têm valets, assim como restaurantes e hospitais."
A prefeitura prometeu estudos de três novas garagens subterrâneas em 2005, mas o projeto não foi adiante. Procurada, a Secretaria de Transportes não comentou.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que "está em processo de análise a implantação de garagens verticais, principalmente no centro da cidade", mas não disse quantas seriam construídas e quando.
Segundo o Sindepark (sindicato do setor), há 900 mil vagas na cidade para atender 6 milhões de veículos.
Para Ricardo Betancourt, da consultoria Colliers, a tendência é que a restrição a veículos aumente e sejam criados "bolsões" de estacionamento fora dos centros.
Ele cita como exemplo Londres, onde há pedágio nas áreas centrais. (MS)


Texto Anterior: Estacionamento sobe o dobro da inflação
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire: Brasil é sucesso na parada de boatos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.