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Garagens subterrâneas são alternativa
Estapar, que participou da construção das 2 únicas existentes em SP, calcula demanda para 40 estacionamentos do tipo
Garagens subterrâneas foram inauguradas há 11 anos e outras estão na gaveta; setor se queixa de garagens irregulares
DE SÃO PAULO
O diretor da Estapar, Helio
Cerqueira Júnior, afirma que
há demanda para 40 estacionamentos subterrâneos em
São Paulo, que atenderiam
80 mil carros por dia.
A empresa fez parte dos
consórcios que construíram
as duas únicas garagens da
cidade, Clínicas e Trianon.
Mas ele afirma que a prefeitura precisa dar garantias
para os investidores de que
coibirá a concorrência ilegal.
Segundo Júnior, havia cerca de 40 estacionamentos irregulares num raio de 500
metros da garagem Trianon
quando ela foi construída,
uma década atrás. Passados
três anos, já eram mais de
cem, conta.
De acordo com o diretor da
Estapar, a prefeitura também
teria que se comprometer a
retirar obstáculos encontrados durante as obras que não
estivessem previstos nos mapas subterrâneos da cidade,
como cabos.
"A prefeitura não precisa
entrar com recursos. Nós temos o "know-how". Basta ceder o local e dar garantias."
Júnior diz que construir
edifícios garagens não é viável porque edifícios comerciais são mais rentáveis.
Segundo ele, a dificuldade
de encontrar vagas leva à expansão dos valets. Eles chegam a custar o dobro do estacionamento normal, estima.
"É cansativo procurar vaga. Quase todos os shoppings já têm valets, assim como restaurantes e hospitais."
A prefeitura prometeu estudos de três novas garagens
subterrâneas em 2005, mas o
projeto não foi adiante. Procurada, a Secretaria de
Transportes não comentou.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que "está em processo
de análise a implantação de
garagens verticais, principalmente no centro da cidade",
mas não disse quantas seriam construídas e quando.
Segundo o Sindepark (sindicato do setor), há 900 mil
vagas na cidade para atender
6 milhões de veículos.
Para Ricardo Betancourt,
da consultoria Colliers, a tendência é que a restrição a veículos aumente e sejam criados "bolsões" de estacionamento fora dos centros.
Ele cita como exemplo
Londres, onde há pedágio
nas áreas centrais.
(MS)
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