São Paulo, sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morar.com

O novo vinil

por ANA CAROLINA MONTEIRO, de Londres

O papel de parede nunca chegou a fazer a cabeça dos brasileiros. Deslocado, ele sempre oscilou do "vintage" (que fica entre o cafona e o clássico) ao infantil, recheado de elefantes e ursinhos para quartos de bebê. Nos últimos anos, uma nova forma de decorar a parede vem ganhando espaço: os adesivos em vinil. Mais práticos e menos espalhafatosos, os desenhos são facilmente removíveis e deixam a casa com uma decoração única. Se bem conservado, o vinil pode durar até cinco anos, por isso, é importante que você coloque as aplicações em um lugar sem muita exposição direta ao sol.

Confira alguns sites para conhecer, xeretar e comprar.

França
Uma turma de jovens franceses tem conquistado a Europa com vinis ecléticos e sob medida. Bom para roqueiros, hipongas, psicodélicos, minimalistas e extravagantes. Criada em 2005 pela dupla Stéphane Arriubergé e Massimiliano Iorio, a marca Domestic surgiu para reunir artistas recém-formados que queriam divulgar trabalhos gráficos; hoje, eles são 40 pessoas. Os trabalhos viraram adesivos, e a coleção "Vinil: uma alternativa ao papel de parede" bombou. Vai ser difícil escolher um só: www.domestic.fr.

EUA
Os americanos do Blik viam as paredes como folhas em branco. Primeiro vieram os poemas, depois, as formas. O site é bem didático, para você não errar na hora de colar o seu. Blik traz desenhos geométricos, "geeks" (gráficos inspirados em videogame e computadores), infantis e uma série inspirada nas obras de Keith Haring (artista americano influenciado pelo grafite e pela arte de rua). Seu poema também pode virar arte! www.whatisblik.com.

Brasil
Os sites Hit Parede e Grude ajudam os iniciantes e vendem desenhos variados. Os apliques autoadesivos do Hit Parede (www.hitparede.com.br) seguem uma cartela de cores mais discreta, mas você também pode inventar o seu! O blog carioca Grude Adesivos (www.grudeadesivo.blogspot.com) traz boas opções de desenhos para aplicacão em vidros, tetos e acrílicos. Destaque para a nova coleção de tiras de filmes com motivos cinematográficos. O I.stick (www.istick.com.br) tem uma cartela variada e atende encomendas de qualquer espécie. Atende on line ou em quiosque no shopping Morumbi.

Nas lojas
Algumas lojas brasileiras já aderiram ao vinil e também disponibilizam fotos online para facilitar a escolha! Confira nos seguintes sites: TokStok (www.tokstok.com.br); Imaginarium (www.lojaimaginarium.com.br); Olá Loja (www.olaloja.com.br - clique em "produtos"); Breton Actual (www.breton.com.br - clique em "produtos"); e Conceito Firma Casa (www.conceitofirmacasa.com.br).


Texto Anterior: Habitante: Ao longo da cicatriz
Próximo Texto: De quina: Cidade soterrada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.