Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições EUA

Com apoios de peso, Romney consolida o seu favoritismo

Senador Marco Rubio, cotado para vice, foi um dos que declararam voto

Anúncios indicam que as prévias republicanas podem estar perto do fim, com a vitória do ex-governador moderado

LUCIANA COELHO
DE WASHINGTON

O republicano moderado Mitt Romney ficou mais perto de competir com Barack Obama pela Casa Branca em novembro ao obter, na noite de anteontem, o cobiçado apoio do senador Marco Rubio, 40, figura ascendente no partido e na disputada comunidade latina da Flórida.

"Vou apoiar Mitt Romney não só porque ele vai ser o candidato republicano, mas também porque ele oferece, neste momento, um contraste chamativo com o histórico do presidente", afirmou o jovem senador ao apresentador Sean Hannity, da Fox News.

Rubio negou, porém, rumores crescentes de que venha a ser vice numa eventual chapa com Romney.

Horas antes, o ex-presidente George Bush pai havia feito anúncio similar, e na semana passada, fora a vez de seu filho Jeb, ex-governador da Flórida e irmão popular do antecessor de Obama.

O fato de Rubio ter finalmente declarado apoio ao ex-governador de Massachusetts indica que a arrastada -e agressiva- fase de prévias partidárias pode estar, finalmente, chegando ao fim para o Partido Republicano.

Com quase metade dos "delegados" que elegerão o candidato na convenção partidária, em agosto, já definidos nas prévias estaduais dos últimos três meses, Romney tem mais do que o dobro de votos que seu principal rival, o ex-senador ultraconservador Rick Santorum.

Precisa agora de menos da metade dos votos disputados nas prévias até junho -Santorum precisa de mais de 70%, e o terceiro colocado, o ex-presidente da Câmara Newt Gingrich, de 81%.

Mas é na concentração de nomes de peso do partido a seu favor que a vantagem de Romney fica mais evidente. Antes dos dois Bush e de Rubio, o ex-governador recebera o aval do número 2 da hierarquia do partido na Câmara, Kevin McCarthy, e do popular governador de Nova Jersey, Chris Christie.

Já Gingrich tem a seu lado o governador do Texas, Rick Perry, e Santorum, ninguém.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.