Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

1943 - 'Rendição incondicional'

Getúlio Vargas e Franklin Roosevelt

DO RIO
DE SÃO PAULO

No dia 27 de janeiro de 1943, um telegrama do embaixador em Washington Carlos Martins resume o objetivo de Franklin Delano Roosevelt e Winston Churchill na conferência de Casablanca: a "rendição incondicional" do Eixo nazifascista.

No dia seguinte, sem aviso público, Getúlio Vargas (1930-45) chega a Natal, onde já funcionava uma base americana, para um encontro com Roosevelt (1933-45). Oferece "cooperação completa" e acerta apoio à criação da Força Aérea Brasileira, que enviaria soldados à Europa dois anos depois.

Em 1942, Vargas havia saído da posição dúbia entre os Aliados e o Eixo, numa grande barganha com Washington. O acordo garantia fundos americanos para a construção da Companhia Siderúrgica Nacional e a compra de armamentos. Em troca, os EUA tinham a base no Nordeste e o fornecimento de minerais estratégicos.

No esforço de guerra, houve atraso nos equipamentos para a usina de Volta Redonda. Em outubro de 1942, um ofício a Martins pede-lhe que pergunte aos americanos se a "prioridade perdeu significação". Três meses depois, o secretário de Estado Dean Acheson promete indicar um funcionário no War Production Board só para cuidar do assunto.

A aliança com os EUA isola os simpatizantes do fascismo no governo e apressa o fim da ditadura de Vargas. Mas ele não tinha decretado o Estado Novo quando Roosevelt veio pela primeira vez ao Brasil, em 1936.

Na Política da Boa Vizinhança, que prometia a não intervenção nos vizinhos, o americano disse que "duas pessoas", ele e Vargas, inventaram o New Deal.

Ele ficou hospedado num palacete da família Guinle no Rio, e depois mandou gorjetas para os 39 empregados. O chanceler Mário de Pimentel Brandão enviou telegrama ao chefe de polícia, Felinto Müller, pedindo censura a jornais críticos à hospedagem.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.