Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Romney vence novas prévias americanas e fala como candidato

Projeções davam a ex-governador republicano vitórias nos cinco Estados em disputa ontem

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney venceu as prévias do Partido Republicano nos cinco Estados que estavam em disputa ontem, segundo projeções.

Às 23h (horário de Brasília), a vitória de Romney já era dada como certa em Connecticut, Rhode Island, Delaware e Pensilvânia; mais tarde, projeções para Nova York, o quinto Estado, também confirmaram sua liderança.

Falando a apoiadores em New Hampshire, o ex-governador discursou como candidato, embora ainda não tenha atingido oficialmente o número de delegados necessário (1.144) para assegurar sua indicação na convenção dos republicanos, em agosto.

"Uma América melhor começa hoje. Depois de 43 primárias e 'caucuses', longos dias e longas noites, posso afirmar com confiança -e gratidão- que vocês me concederam uma grande honra e uma grande responsabilidade", declarou Romney.

O ex-governador mirou o presidente democrata Barack Obama, que busca a reeleição, dizendo que nos últimos três anos os EUA "viram esperanças e sonhos encolherem diante de promessas vãs e uma liderança fraca".

As prévias de ontem foram as primeiras desde que o principal rival de Romney na disputa pela indicação republicana, o ex-senador Rick Santorum, decidiu desistir do páreo, duas semanas atrás.

Havia a expectativa de que o ex-presidente da Câmara dos EUA Newt Gingrich, que vinha em terceiro lugar, também abandonasse a disputa ontem, não confirmada até a conclusão desta edição.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.