UOL


São Paulo, sábado, 01 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turquia desloca 10 mil soldados para a fronteira

DA REDAÇÃO

A Turquia deslocou ontem ao menos 10 mil soldados para sua fronteira com o Iraque, disse ontem uma fonte militar do país.
O Conselho Nacional de Segurança sugeriu ontem a aprovação da entrada de tropas estrangeiras no país. A aprovação poderia permitir o uso do território turco pelos EUA como base para um eventual ataque ao Iraque. Como membro da Otan (aliança militar ocidental), a Turquia é um dos aliados-chave dos EUA na região.
O conselho também pediu ao governo e ao Parlamento a aprovação de permissão para o envio de tropas turcas para o exterior.
O reforço da presença militar na fronteira turca com o Iraque segue o envio de equipamentos militares para a região. As Forças Armadas turcas haviam dito no início da semana que os equipamentos estavam sendo enviados como prevenção para o conflito, mas que a participação do país na guerra não havia sido decidida.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Iraque na mira: Bush admite buscar resolução na ONU
Próximo Texto: Saddam pode armar resistência no norte do país
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.