São Paulo, sábado, 01 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMERICANAS

ESTRATÉGIA DO MEDO
São 3h. Crianças estão dormindo. Um telefone toca na Casa Branca. "Algo está acontecendo no mundo. Seu voto decidirá quem atenderá esse telefone", diz o locutor. O comercial "Crianças", da campanha de Hillary Clinton, está sendo veiculado no Texas e bate mais uma vez na tecla da experiência da ex-primeira-dama em relações internacionais -um ataque à percepção de inexperiência de seu rival, Barack Obama.

NOVO "DAISY"
Uma menininha colhe margaridas no campo. De repente, ocorre uma explosão nuclear. É "Daisy", comercial que o democrata Lyndon Johnson veiculou na campanha presidencial de 1964 -e, para vários analistas, a inspiração da nova propaganda de Hillary. "Já vimos esses comerciais antes", criticou Barack Obama. São do tipo que manipula o medo das pessoas para conseguir votos."

TODOS CONTRA UM
Mas não é só Hillary: o pré-candidato republicano John McCain e até o presidente George W. Bush vêm atacando Obama quanto à sua inexperiência em política externa. Sem citar nomes, Bush criticou nesta semana a disposição de Obama de se reunir com o líder de Cuba, Raúl Castro, sem precondições.

CONTAGEM REGRESSIVA
Apesar das tentativas, Obama continua liderando pesquisas para a prévia do Texas e vem se aproximando de Hillary em Ohio. Os Estados escolhem seus candidatos em 4 de março e podem significar a derrota final da ex-primeira-dama. Pesquisa da agência Reuters divulgada ontem mostra Obama à frente no Texas -48% a 42%- e dois pontos atrás em Ohio -com 42%, contra 44% de Hillary-, dentro da margem de erro de 3,8 pontos.

TERRA ESTRANGEIRA
Do lado republicano, McCain reiterou ontem que não terá problemas em concorrer à Presidência apesar de ter nascido no Canal do Panamá. A região era um território americano quando ele nasceu, em 1936. Ele citou o caso de Barry Goldwater, que nasceu no Arizona quando o Estado era apenas um território dos EUA e tentou chegar à Casa Branca em 1964.


Texto Anterior: Sucessão nos EUA / Frebre no México: Primárias do Texas levam "obamania" ao sul do Rio Grande
Próximo Texto: Príncipe Harry volta para a casa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.