São Paulo, quinta-feira, 01 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TENSÃO NO CÁUCASO

Rússia reforça soldados em região separatista da Geórgia

DA REDAÇÃO

Numa escalada da tensão recente entre a Rússia e a ex-república soviética da Geórgia, Moscou iniciou ontem o aumento de sua presença militar na Abkhasia, Província separatista georgiana.
Os 2.000 soldados russos que estão em missão de manutenção de paz na área, segundo acordo assinado com o governo georgiano após os conflitos internos que se seguiram ao fim da União Soviética, nos anos 90, devem ter o reforço de mais mil.
O reforço militar, afirma a Rússia, é uma resposta ao incremento de tropas georgianas na divisa com a Abkhasia e com a Ossétia do Sul, outra Província separatista. A Geórgia negou que tenha movido soldados para as fronteiras e que prepare uma ofensiva nas duas regiões.
O pano de fundo das tensões locais é a tentativa russa de manter sob sua influência ao menos parte da Geórgia, que pleiteia ingresso na Otan (aliança militar ocidental). A ação russa pode ser vista também como uma resposta ao reconhecimento, por vários países do Ocidente, da independência da Província sérvia de Kosovo, contra a posição de Moscou e de seus aliados em Belgrado.
A Abkhasia e a Ossétia do Sul não tiveram ainda sua independência reconhecida. Enquanto a Geórgia acusa Moscou de ensaiar uma anexação das duas Províncias separatistas, os russos alegam precisar defender os cidadãos de seu país que vivem na área.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Ex-fascista vai presidir a Câmara na Itália
Próximo Texto: China resgata 167 menores de trabalho em fábricas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.