São Paulo, sábado, 01 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guerra nuclear mataria até 12 milhões

DA REDAÇÃO

O Pentágono estima que até 12 milhões de pessoas morreriam no sul da Ásia se a Índia e o Paquistão entrassem em um conflito nuclear, afirmou ontem a TV CNN.
Segundo o canal, o número, da DIA (agência de inteligência do Departamento de Defesa dos EUA), não inclui mortes posteriores por fome, doenças relacionadas à radiação ou vítimas de incêndios duradouros.
Segundo a DIA, o uso de 100% das armas nucleares de ambos os lados deixaria entre 9 milhões e 12 milhões de mortos e entre 5 milhões e 7 milhões de feridos, afirmou a CNN. De acordo com o canal, os números fazem parte de um relatório da agência atualizado recentemente.
Funcionários do Pentágono disseram à CNN que a estimativa não leva em conta todas as variáveis que poderiam estar envolvidas em um conflito nuclear e que os números reais poderiam ser menores ou maiores.
A estimativa da DIA sobre o número de armas nucleares que a Índia e o Paquistão possuem é secreta, mas o canal, citando um funcionário da agência que não quis revelar sua identidade, diz que o número é de "dezenas" para cada um dos lados.
Nenhum dos países declara quantas armas nucleares têm, e as estimativas a respeito variam muito. Segundo a publicação Sistemas de Armas Estratégicas, da respeitada revista especializada em assuntos militares "Jane's", o Paquistão têm entre 25 e 50 ogivas nucleares. A Índia, entre 100 e 150.



Texto Anterior: Ásia: Ocidentais são aconselhados a deixar a Índia
Próximo Texto: Terrorismo: Especialista francês prevê atentado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.