São Paulo, sábado, 01 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ato transforma Millau em mercado a céu aberto

DO ENVIADO A MILLAU

Embora o tema da manifestação em Millau fosse "O Mundo Não É uma Mercadoria" -título de um livro lançado por José Bové-, o ato antiglobalização transformou a cidade em um grande mercado a céu aberto.
Para aproveitar o movimento de visitantes na cidade, comerciantes da região instalaram diversos quiosques nas ruas, onde eram vendidos desde camisas e bolsas a chapéus, pulseiras e livros.
A comerciante Christine Douat comemorava a venda de 16 chapéus em pouco mais de uma hora. "É o efeito Bové", ironizou.
Um show com grupos de rock franceses previsto para ontem à noite marcaria o fim das festividades em torno do julgamento em Millau. Os organizadores do evento temiam problemas de segurança durante o show, já que local escolhido para o espetáculo é próximo ao McDonald's.

Cordão de isolamento
Cerca de 600 policiais foram destacados para fazer um cordão de isolamento na área próxima ao fast-food -que permaneceu fechado ontem, por decisão dos donos da franquia.
O julgamento de José Bové e dos outros nove agricultores de Millau não havia terminado até o início da noite de ontem. A previsão era que a sessão seria interrompida à noite, para recomeçar hoje.
Acusados de "atos de destruição e degradação cometidos em conjunto", Bové e seus amigos estão sujeitos a uma pena de até cinco anos de prisão e multa equivalente a R$ 160 mil.
A Confederação Agrícola, sindicato que organiza a manifestação em Millau, reuniu cinco célebres advogados franceses -entre eles Henri Leclerc, ex-presidente da Liga dos Direitos do Homem- para defender os acusados.
A estratégia da defesa é transformar o julgamento em uma espécie de fórum de discussão sobre a globalização -para isso, os advogados convocaram "especialistas em mundialização" de oito países para depor como testemunhas.


Texto Anterior: França: Cidade vira "capital da antiglobalização"
Próximo Texto: Subsídio agrícola motiva cruzada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.